Manual de Sistema de Comando de Incidentes (SCI)

Este é o Manual de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Confira um primeiro trecho:

“Este manual foi desenvolvido para ser usado como uma referência e como uma ferramenta de resposta. Você pode escolher entre ler o manual inteiro, de capa a capa, ou selecionar um dos capítulos específicos do Sistema de Comando de Incidentes. Os conceitos do Sistema de Comando de Incidentes são tão conectados, interligados, que pode ser difícil destacá-los e apresentá-los separadamente.
Ao longo deste manual, você verá o uso de códigos de função. Por exemplo, o código para o líder da unidade de recursos é a sigla LREC. Códigos de funções são também outro exemplo de terminologia comum para que vocês possam se sentir seguros ao usá-los.
Profissionais com um bom nível de treinamento, conhecimento e experiência acharão este manual útil para todos os aspectos da resposta a emergência. O manual não foi elaborado para ser deixado em uma prateleira! Este manual foi produzido para subsidiar a confecção dos planos de contingências, planos de
operações, protocolos, como ferramenta de treinamento, durante os exercícios e, mais importante, quando utilizado para responder a um incidente. […] “

biblio_baixar